
Diferença entre: Loteamento fechado e condomínio.
Você sabe qual é a diferença entre loteamento fechado e condomínio? Essa é uma das dúvidas mais recorrentes quando falamos sobre os dois tipos de empreendimento.
A principal diferença é estrutural. O loteamento fechado é uma concessão para controle de acesso às vias e conta com terrenos para construir. O condomínio residencial é um espaço onde as casas são prontas e, geralmente, iguais.
O loteamento fechado é liberado apenas com a autorização de fechamento pela Prefeitura, com leis específicas ou alvará em determinadas cidades. As obras internas do loteamento, como pavimentação e drenagem de águas pluviais, são de responsabilidade da Prefeitura, por serem áreas públicas após a entrega das obras da empresa (Rondon).
Já para o condomínio existe uma Lei Federal, na qual o acesso só pode ser feito com aprovação de algum morador. As obras internas são de responsabilidade única e exclusiva do condomínio.
Além disso, o fechamento e o bloqueio do acesso são legítimos e a taxa condominial está prevista em lei, sendo obrigatório seu pagamento. Independente do modelo escolhido, o importante é que o cidadão tenha um endereço com infraestrutura adequada que garanta boa qualidade de vida.